Nos dias 12 e 13 de agosto, São Paulo recebe mais uma edição do maior festival de cinema ao ar livre do País. É o Rocky Spirit, que chega a sua sétima edição, reunindo os melhores documentários de aventura produzidos recentemente no mundo. O festival acontece no Parque Villa Lobos, a partir das 17h, com música ao vivo e exibição de mais de 25 títulos sobre aventura, esportes e natureza.

HARDCORE mostra os títulos relacionados ao surf. Em “Lebanon: The Refugee Surfer” (Líbano: O Surfista Refugiado, na tradução livre), a história do garoto Ali Kassem, refugiado sírio que vive no Líbano. Confira o vídeo e a sinopse:


Líbano, 2017

Duração: 4 minutos
Direção: Dalal Mouawad, Houssam Hariri

Há cerca de um milhão de refugiados sírios vivendo no Líbano. E, apesar de haver registros de tensão entre as comunidades libanesas e os refugiados, muitos libaneses apoiam os imigrantes. O garoto Ali, um refugiado de Aleppo, tinha 14 anos quando se deparou com um grupo de surfistas libaneses se divertindo nas ondas do litoral. Mesmo sem nunca ter visto o mar antes, Ali quis surfar, e esse grupo de surfistas libaneses ajudou a tornar o sonho realidade.


A história de Ali Kassem foi contada na HARDCORE. Leia aqui a matéria completa. 

Entre os demais filmes que serão exibidos, estão ‘Through the Wind’, com direção de Karina Oliani, sobre a trajetória da construção de uma escola em Vale de Patle, no Nepal, região que sofreu com o terremoto em 2015; ‘Tropical Speed’, com direção de Duda Carvalho, que retrata o crescimento do Ciclismo de Estrada na cidade do Rio de Janeiro pós-Olimpíadas e ‘Sangue Latino’, dirigido por Gabriel Tarso, sobre uma equipe de escaladores que aportou aos pés de uma das maiores e mais verticais paredes de rocha do Brasil, a Pedra Baiana.

Além deles, fazem parte da programação os norte-americanos: ‘Ditch the van’, com direção de Mallory Cunningham e Kyle Romanek, sobre um músico que fez uma turnê de cinco mil milhas sobre uma bicicleta; ‘The Hard Way’, de Jeremy Lurgio e Erik Petersen, sobre um senhor de 91 anos que corre ultramaratonas e iniciou sua vida esportiva aos 60 e ‘Time Travelers’, sob direção de Brendan Leonard e Forest Woodward, que mostra a história de uma equipe de rafting que tenta quebrar o recorde de velocidade no rio Colorado, através do Grand Canyon. “São mais de 25 filmes que colocam o público em contato direto com a natureza” finaliza Andrea.

MÚSICA AO VIVO – E GRATUITA 

Organizado pela editora Rocky Mountain, o festival ainda conta com música ao vivo antes da exibição dos documentários. No sábado, dia 12 de agosto, O bardo e o banjo apresenta seu repertório folk a partir das 17h e, no domingo, dia 13, é a vez do R&B e Soul, com o grupo Serial Funkers.

Para participar do festival e aproveitar a noite sem preocupações, é só chegar no Parque Villa Lobos e se acomodar em frente ao telão, sem esquecer de levar sua própria canga, toalha ou cadeira de praia, além de casacos e cobertas para se proteger do frio. Durante os dois dias, também para garantir o conforto e segurança do público, o estacionamento do parque terá seu horário de funcionamento estendido.


SERVIÇO – Rocky Spirit 2017

Local: Parque Villa Lobos – Portão principal
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiro
Data: 12 e 13 de agosto
Horário: das 17h às 23h
Capacidade: 5 mil pessoas
Informaçõeshttp://rockyspirit.com.br/
Entrada gratuita