Foto de abre: Diogo d’Orey (In Water We Trust)

O Havenga (ver prancha do lado esquerdo da foto) é um mito entre os shapers do Brasil, ele originalmente shapea as pranchas à mão. Tenho consideração máxima! Essa prancha, que foi produzida à mão, permitiu que ele tivesse mais calma na produção dos detalhes, ainda mais por ser feita de um EPS especial, que permitiu ao Havenga ir a fundo nos “caprichos”. Um carbono fazendo o papel da longarina deixou a prancha muito flexível, na companhia de um concave muito acentuado junto à uma curva e edge bem acentuados. É uma prancha de muita velocidade, que proporciona um controle excelente, resultado do conjunto de escolha dos materiais. Durante os melhores swells, me divirto muito usando de todos os benefícios que essa prancha oferece, principalmente dentro dos tubos.

PRANCHA 1 (lado esquerdo) 

Shaper: Havenga
Modelo: “Feita à mão”
Medidas: 5’11, 18 ¾, 2 3/8 e 28 litros
Rabeta: Round Pin

 

Eu já trabalho há muitos anos com o shaper havaiano Wade Tokoro, que é um cara em que confio muito. O modelo “5” me surpreendeu pela velocidade de projeção na onda e é um modelo que o Wade já tinha pronto. Juntos, fizemos alguns poucos ajustes sobre a prancha, como um leve double concave no final da rabeta para deixá-la um pouco mais alta e veloz para se encaixar nas nossas ondas brasileiras de beachbreak, mas sem nunca perder a majestade nas ondas de tubo. Gostei muito da resposta dessa prancha no Grower. Ela me deu bastante estabilidade nos foam balls e velocidade para sair rápido pela “dog door”.

 

PRANCHA 2 (lado direito)

Shaper: Tokoro
Modelo: 5
Medidas: 6’0, 18 7/8, 2 3/8 e 27,6 litros
Rabeta: Squash
Atleta: Yuri Gonçalves

Patrocínios/apoios: RVCA @rvca_brasil / @rvca, ZDOZE, Lojas Sul Nativo @sulnativolojas, Silverbay @silverbaybrasil, Açai Republic, Pico Santo Hamburgueria, H2O Sushi, Go Training Funcional e Studio Star Fit.

Mais na HARDCORE #330.