As seis baterias da primeira rodada do Oi Rio Pro feminino foram para a água nessa sexta-feira (11), com um intervalo de mais de seis horas entre as três primeiras e as três últimas. 

Tatiana Weston-Webb, em sua estreia com a bandeira brasileira, com um dos destaques do dia, ao lado da havaiana Carissa Moore.

Silvana Lima e a local Taís Almeida, vencedora das triagens, disputarão a repescagem.

A primeira chamada para o campeonato aconteceu às 6h30 da manhã. Com todos a postos, a organização decidiu colocar o evento feminino na água. Às 7 horas, o campeonato começou, apenas para ser paralisado apenas três baterias depois.

Sally Fitzgibbons venceu a bateria inaugural contra Coco Ho e Nikki van Dijk. Tyler Wright avançou na sequência, mandando Caroline Marks e Boronte Macaulay para a repescagem. Na terceira bateria, Stephanie Gilmore passou por Malia Manuel e Taís Almeida.

Essas três baterias foram disputadas em condições muito difíceis, com ondas pequenas e cheias, sem muita margem para manobras radicais. Duelos de notas baixas em que prevaleceram as três cabeças-de-chave.

A organização anunciou que o evento estava paralisado até as três horas da tarde, esperando a mudança na maré.

Às 15h20, o evento recomeçou, com ondas e atuações um pouco melhores. 

Lakey Peterson foi para o round três com uma vitória tranquila sobre Sage Erickson e a wildcard Pauline Ado. 

Na quinta bateria, Silvana Lima tinha pedreira pela frente: Carissa Moore e Paige Hareb, recém-coroada campeã da Founders Cup com a equipe mundo. 

Silvana não achou as boas e viu Carissa avançar com um surf muito potente e preciso. Paige esboçou uma reação no final mas era tarde demais.

Por fim, Tatiana Weston-Webb entrou para sua primeira bateria como surfista do Brasil, muito celebrada pela galera toda que acompanhava da areia. Tati resolveu apostar no inside de Itaúna, foi premiada com a duas ondas mais manobráveis do confronto.

Mandou Johanne Defay e Keely Andrew para o round dois, teve a vitória muito comemorada pela torcida e, na saída, mais uma vez teve que comentar sua decisão de defender o Brasil – dessa vez, apenas em inglês e sem dizer nada que todos já não soubessem. 

Oi Rio Pro – Primeira fase feminina

1. Sally Fitzgibbons 10.00, Coco Ho 9.23, Nikki Van Dijk 8.10
2. Tyler Wright 7.53, Bronte Macaulay 3.67, Caroline Marks 1.80
3. Stephanie Gilmore 8.60, Malia Manuel 8.40, Tais de Almeida 6.17
4. Lakey Peterson 11.60, Sage Erickson 6.17, Pauline Ado 5.93
5. Carissa Moore 13.67, Paige Hareb 11.97, Silvana Lima 7.40
6. Tatiana Weston-Webb 13.16, Keely Andrew 7.30, Johanne Defay 5.80

Taís Almeida (Poullenot/WSL)

Steph Gilmore (Poullenot/WSL)

Silvana Lima (Poullenot/WSL)

Carissa Moore (Poullenot/WSL)

Tati Weston-Webb (Poullenot/WSL)