HARDCORE 314 – Jan-Fev/16 – Mineiro Campeão

A HARDCORE 314, de janeiro e fevereiro de 2016, é uma edição histórica, que marca a consagração de Adriano de Souza, o mais novo campeão mundial.

Logo no início desta edição, Mineiro tem a palavra em uma entrevista no Hawaii, na qual reflete sobre suas raízes, influências, sonhos no surf e a árdua caminhada de uma década no World Tour até alcançar o topo.

O especial sobre o campeão do mundo continua com uma crônica singular sobre o Pipe Masters, um campeonato histórico que consagrou o domínio brasileiro na elite: Mineiro campeão em Pipe, Gabriel Medina vencedor da Triple Crown.

Na sequência, construimos, da Gold Coast a Portugal, a caminhada dos seis concorrentes ao caneco mais cobiçado do surf, a corrida ao título mais disputada da história, entre Brasil e Austrália: Mineiro, Medina, Filipe Toledo, Mick Fanning, Julian Wilson e Owen Wright.

No final de 2015, a trupe brazuca também fez bonito nas ondas grandes. Na abertura da temporada do big surf no Hemisfério Norte, Fred Pompermayer escreve sobre os swells que bateram em Jaws e Maverick’s.

No Journal, tem entrevista com os mais novos tops brasileiros: os paulistas Caio Ibelli, o campeão do QS 2015, e Alex Ribeiro.

Além disso, conversamos com Bruno Zanin, autor do filme When Your Dream Speaks, em homenagem a Ricardo dos Santos.

HC 314 imperdível! Garanta a sua!

 

***

314_hardcore-10P

“Quando o Gabriel me entregou a taça, foi a consolidação de uma vida inteira e de um momento incrível para o esporte no país. Naquele minuto, o relógio parou para mim.”

Dois dias depois de conquistar o mundo, Adriano de Souza conversou com a jornalista Kátia Lessa, no North Shore. Nesta entrevista da seção 10 Perguntas, Mineiro revive a infância e os primeiros anos no surf, o nascer do desejo de se tornar profissional, a influência da  família na sua carreira, os anos solitários no Tour, a chegada da Tempestade Brasileira, a readaptação e o momento pelo qual trabalhou a vida inteira: o título mundial.

***

314_hardcore-wtc_pipe

“Entre os candidatos ao título, Mineiro é outra história. Ele cismou com a coroa e, debaixo de toda nossa desconfiança, lutou dia após dia, sem descansar.”

Não há dúvidas de que o Pipe Masters 2015 fincou-se na história do surf, e ninguém melhor do que nosso colunista Julio Adler para discorrer sobre tal momento. Adriano de Souza, o guerreiro, sagrou-se campeão do mundo. Gabriel Medina, o impossível, garantiu a coroa da Triple Crown com um aéreo full rotation na semifinal. Mick Fanning, o homem-de-ferro, parado apenas por GM, deu novamente mostras do porquê é o atleta mais admirado no surf. As polêmicas notas que tiraram Filipe Toledo do campeonato. Um enredo de cinema, cujo resultado é o seguinte: o Brasil dominou de vez o North Shore.

***

314_hardcore-wtc_pipe6

“A consciência brutal de se reconhecer inferior ao camarada (John John) que ele derrotou mostra uma maturidade digna de quem está pronto para cumprir seu destino. E sabemos que Mineiro não vai descansar enquanto não levantar o caneco de campeão do mundo.”

Em 2015, acompanhamos cada passo da caminhada dos seis concorrentes ao título mundial: Adriano de Souza, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Mick Fanning, Julian Wilson e Owen Wright. Reconstruímos esta caçada ao caneco de Gold Coast a Portugal. A conclusão é que, de fato, este foi o World Tour mais eletrizante e imprevisível de todos os tempos.

***

314_hardcore-JRNL

“As primeiras etapas do QS de 2015 já anunciavam que bandeira dominaria o circuito. Três etapas de nível QS 10000, três brasileiros campeões: Filipe Toledo, no Lowers Pro; Alex Ribeiro, em Saquarema; e Alejo Muniz, em Ballito.”

Neste especial sobre o QS 2015, dissecamos a temporada dos três brasileiros classificados para a elite mundial: Alejo Muniz, Alex Ribeiro e Caio Ibelli. Além disso, os rookies de 2016, Alex e Caio, têm a palavra em uma entrevista na qual divagam sobre a estrutura do QS, os momentos de glória e de apreensão, a confirmação na elite, o que esperam do CT e a influência da já consolidada elite brasileira – agora com 10 integrantes!

***

“Quando cheguei no mar de Jaws, vi ondas com tamanho de 25 pés havaianos literalmente bombando. Estava complicado e a galera mostrou que o esporte sempre pode surpreender. Os drops começaram insanos desde o início da sessão com umas investidas kamikazes.”

O consagrado fotógrafo Fred Pompermayer escreve sobre o swell que abriu a temporada do big surf no Hemisfério Norte, com condições insanas em Jaws e Maverick’s. Ao texto analítico e às fotos excepcionais do brasileiro somam-se declarações dos protagonistas brasileiros: Carlos Burle e Yuri Soledade, em Jaws; e Marcos Monteiro, Lucas Chumbinho e Danilo Couto, em Mavs.

***

314_hardcore-shots_hawaii

A temporada pegou fogo no North Shore de Oahu, e nossos fotógrafos colaboradores registraram tudo. Integram este Shots Especial – Hawaii 15/16: Gabriel Medina, Jay Davies, Diego Santos, Yago Dora, Jessé Mendes, John John Florence, Miguel Pupo, Wiggolly Dantas, Ian Gouveia, Lucas Silveira, Marco Giorgi, Mikey Wright, Julian Wilson, Filipe Toledo e Adriano de Souza.

***


REVISTA HARDCORE, COMPRE A SUA, OU CLIQUE AQUI PARA ASSINAR.

DISPONÍVEL TAMBÉM NA VERSÃO TABLET, COM FOTOS E VÍDEOS EXTRAS E NAVEGAÇÃO INTELIGENTE.

PARA BAIXAR O APLICATIVO, PROCURE POR “REVISTA HARDCORE” NA APP STORE OU PLAY STORE.