Segundo informações, esgoto esgoto sem tratamento estava chegando à Praia do Cachorro

O blog Viver Noronha constatou nesta sexta-feira (21), que ocorreu um extravasamento de esgoto na Estação Elevatória do Cachorro.  Os moradores denunciaram que o esgoto sem tratamento estava chegando à Praia do Cachorro, local frequentando por muitos turistas para o banho.

A Compesa enviou nota com novos esclarecimentos sobre o caso. “A Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa  esclarece  que  já solucionou a questão do extravasamento de esgoto na estação elevatória (sistema de bombeamento), que funciona na Praia do Cachorro, em Fernando de Noronha, ocorrido nesta manhã (21). O problema foi ocasionado por uma variação de tensão na rede elétrica da unidade, provocada  por chuvas  intensas e dos fortes ventos  registrados na  Ilha. Essa variação acarretou a falha na leitura no sistema de partida automática de bombas e não por  equipamentos quebrados. Esse sistema funciona, inclusive, com bombas reservas.O não acionamento das bombas  na estação elevatória  foi percebido hoje pela manhã e imediatamente foram adotadas todas as providências para o restabelecimento do funcionamento da unidade, estando no momento, o sistema operando de  forma plena. A Compesa explica ainda que as águas escuras observadas nas praias são provenientes da fortes chuvas que estão ocorrendo em Fernando de Noronha há vários dias, não tendo, portanto, qualquer relação com extravasamento de esgoto advindo da sua unidade operacional”, finaliza a nota.

O esgoto seguia para o riacho, que lança a água no mar. Fotos: Ana Clara Marinho / TV Globo

Uma equipe do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), esteve na Estação Elevatória e na Praia do Cachorro e fez um levantamento da situação. O órgão deve anunciar na próxima semana qual avaliação do ocorrido e se  a Compesa será penalizada por conta desse extravasamento de esgoto.

Via Globo.com

Posts Relacionados