Vários picos da Costa Sul e Sudeste estão funcionado com peso. No Rio por exemplo, a prefeitura interditou a Ciclovia Tim Maia” “por causa da ressaca com ondas de 4 metros”. Em Santos, quarenta cinco contêineres caíram de um navio mercante na entrada do Porto, “por conta da força maré” e, tanto os contêineres quanto os produtos, a carga se espalha pelo litoral. Em Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu alerta máximo de atenção devido ao “mar agitado a grosso com ressaca no litoral de SC.”

Contêineres derrubados em Santos. Foto: G1 / Reprodução

Em Laguna, acontece desde cedo uma session do “Mormaii Big Wave Challenge”, competição chancelada pela WSL na praia do Cardoso, Farol de Santa Marta (SC). O evento está sendo transmitido via facebook da Mormaii, e segundo as informações da transmissão o evento oficial pode acontecer amanhã.

Paralelamente, acontece em São Paulo, o “Rusty Sorriso Cambury Big Surf”, com a Laje do Sorriso, localizada a 700 metros da costa da praia de Camburizinho, funcionando com mais de 2.5 metros de ondas.

Com ressaca, praia da Joatinga “some” no RJ. Foto: G1 / Reprodução

De acordo com o boletim do broou, o swell chegou ao litoral de São Paulo com bombas para mais de 2 metros de ondas. Os períodos hoje estão entre 12 e 14 segundos e direção sudeste. Os ventos no Sudeste sopram de nordeste moderados nesta sexta e no sábado, e com mais força no domingo. A sugestão dos oceanógrafos: “Procure por picos onde a ondulação de sudeste funciona melhor.”


Foto de abre: Ressaca no Rio de Janeiro. Crédito: G1 / Reprodução