Burle anuncia aposentadoria no Big Wave Awards

A cerimônia do tradicional Big Wave Awards 2017 – o “Oscar das Ondas Grandes” – foi realizado na noite do último sábado, 31, na Califórnia, Estados Unidos. Apesar da expectativa de premiação de alguns novos nomes do big surf nacional, nenhum brasileiro foi premiado. Mas o destaque da noite ficou com Carlos Burle, que foi ovacionado pelo público ao anunciar sua aposentadoria do mundo das competições de ondas grandes.

“Esse é o momento mais oportuno para isso. Nunca me senti confortável antes porque sempre tinha algumas demandas a serem entregues, e algumas instabilidades relacionadas a estrutura profissional do esporte. O surf de ondas grandes nunca esteve tão bem quanto hoje. Tem também a questão da a idade e do lado físico também tem falo alto. É um conjunto de coisas importantes, que agora estou fazendo uma releitura clara, para entender que esse momento é o certo para eu me aposentar”, disse o campeão, um dos apresentadores desta edição do evento. Além de Burle, os compatriotas e indicados a premiações Lucas “Chumbo” Chianca, Pedro Calado e Nicole Pacelli estiveram presentes e também foram muito aplaudidos.

Treinado pelo próprio Burle, e representando uma das grandes promessas do big surf brasileiro, Lucas “Chumbo”, de 21 anos, disputou em três categorias: melhor onda surfada, melhor onda surfada na remada e melhor performance do ano. Apesar de não sair com o prêmio, o carioca se confirmou como um dos novos nomes do surf de ondas grandes com performances sólidas nas bombas de Nazaré, em Portugal. Além dele, Pedro Calado também protagonizou grandes momentos em Jaws, no Hawaii, e disputou na categoria de melhor performance do ano – que acabou ficando com o veterano Jamie Mitchell.

Única surfista do Brasil na disputa, Nicole Pacelli ficou na quarta colocação na categoria feminina, com três ondas diferentes, surfadas no Hawaii, e viu a canadense Paige Alms levar o título da etapa.

Abaixo, confira os vencedores de cada categoria e assista ao vídeos das ondas indicadas:

– Melhor Onda Surfada: Billy Kemper

– Melhor Onda Surfada na Remada: Ben Andrews

– Maior Onda Surfada: Francisco Portella

– Wipeout do Ano: Wilem Banks

– Tubo do Ano: Shanan Worrall

Congratulations @shananworrall, winner of the 2017 #BigWaveAwards Tube of the Year! Photo by @jamiescottimages

A post shared by World Surf League (@wsl) on

– Melhor Performance Feminina: Paige Alms

“Honestamente, eu mal posso acreditar. Estar entre esse grupo de mulher é simplesmente insano. Estou super empolgada para ver para onde eles vão levar o Tour feminino no próximo ano. Um grande abraço a todas as mulheres que me inspiram a fazer o meu melhor, que continuam elevando o nível do surf feminino e me fazem ser uma melhor pessoa, atleta e amiga”, Paige Alms na cerimônia de premiação.

– Melhor Performance Masculina: Jamie Mitchell

“Essa é realmente dedicada a minha esposa e a minha filha pequena, que estão em casa. Obrigado a todos aqui. Vocês realmente me inspiram e fazem com que eu me jogue em todos os swells, provavelmente aqueles que eu não deveria também”, Jamie Mitchell.